Ontem, o leilão de um dos primeiros computadores produzidos pela dupla Steve Jobs/Steve Wozniak na Apple foi licitado por 133 mil libras (mais de 157 mil euros) em Londres.
Exemplar do Apple I
O leilão decorreu na famosa Christie e contou com a presença de Steve Wozniak, que juntou à assinatura de Steve Jobs um autógrafo na factura original que acompanhou a máquina desde a venda inicial até à actualidade.
Apenas 200 exemplares do modelo Apple I (ou Apple-1) terão sido fabricados.
O comprador dá pelo nome de Marco Boglione e é empresário e colecionador italiano.
A compra, que ficou um pouco abaixo dos valores máximos previstos, inclui uma motherboard fabricada à mão, várias interfaces, um manual, a caixa original, conectores, memória extra de 8 K e os recibos originais.
O Apple I tem 1000 vezes menos capacidade de processamento que o actual iPad, refere a Associated Press.
O Apple I foi apresentado no leilão como o primeiro computador com uma placa-mãe totalmente montada (o utilizador era assim poupado a trabalhos maiores e "apenas" tinha de comprar o ecrã, o teclado, e descobrir uma fonte energética para a máquina).
Os computadores foram comercializados entre 1976 e 1977, com um preço de 666.66 dólares - um valor que daria hoje para comprar dois iPhone 4 de 32GB e que ficaria perto do custo actual do Mac mini.
***Não vou Utilizar o novo acordo ortográfico***
0 comentários:
Enviar um comentário